Arbitragem: uma visão constitucional

Jonatas Viana[1]
Resumo: O presente artigo visa dar uma nova leitura ao instituto da Arbitragem, tendo como ponto de partida o princípio da Razoável Duração do Processo.
Palavras-chave: Arbitragem – Constitucional – Razoável Duração do Processo
Sumário: 1 Introdução; 2 Arbitragem no preâmbulo constitucional; 3 Arbitragem no art. 114, §1º, da CRFB; 4 Arbitragem no art. 5º, LXXVIII da CRFB; 5 Conclusão; 6 Referências Bibliográficas.
...
Mais →
0

Não há lei que proíba arbitragem em questões trabalhistas

Por Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga

A Justiça do Trabalho necessita de meios eficazes que possibilitem a diminuição dos conflitos trabalhistas que são judicializados. A adoção do Rito Sumaríssimo acelerou a tramitação de determinados processos além de estabelecer um filtro maior no tocante ao cabimento de recursos de índole extraordinária, contudo, não foi suficiente para reduzir o volume de ações submetidas ao Judiciário Trabalhista.
No mesmo período, no ...
Mais →
0

CMAJ RECEBE A VISITA DOS ACADÊMICOS DA ACE

No dia 20 de setembro os acadêmicos do curso de direito da ACE visitaram a CMAJ, aonde assistiram uma aula sobre os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos, ministrada por Edgar Kühn Sandri, especialista em Mediação e Arbitragem pela Univille e árbitro atuante nos casos que envolvam matérias relacionadas a engenharia.

Nesta manhã, os acadêmicos do último ano tiveram a oportunidade de entender e tirar dúvidas sobre o assunto.

Para conhecer ...

Mais →
0

A mediação, a conciliação e a arbitragem como formas alternativas de resolução de conflitos

No Brasil, tradicionalmente, não temos o costume de tentar resolver as questões de forma amigável. Para tudo se utiliza o Judiciário. Tanto que foi necessária a instituição de Juizados Especiais com competência para causas simples, de menor complexidade, que atolavam a Justiça Comum.

Resumo: Este trabalho possui como objeto de estudo os métodos alternativos de resolução de conflitos, dando ênfase à mediação, à conciliação e à arbitragem, salientando que ...

Mais →
0

Mediação e arbitragem como forma de solução de conflito

RESUMO: O presente artigo trata a respeito da mediação e da arbitragem com a finalidade de orientar a população em geral sobre esta modalidade de solução de conflito, procurando estabelecer, de forma sintética, as principais características dessas duas modalidades. Nesse sentido, descrevem-se, seqüencialmente, os conceitos, características e outros relevantes aspectos da mediação e da arbitragem.
PALAVRAS-CHAVE: Sociedade. Conflito. Solução. Direito. Mediação. Arbitragem.
ABSTRACT: This article is about the mediation and arbitration for the purpose ...
Mais →
0

SOCIESC VISITA A CMAJ

Nos dias 29 e 30 de agosto, os alunos da SOCIESC visitaram a CMAJ, aonde assistiram uma aula sobre os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos, ministrada por Edgar Kühn Sandri, especialista em Mediação e Arbitragem pela Univille, árbitro atuante nos casos que envolvam matérias relacionadas a engenharia e familia.
Os acadêmicos do último ano de direito tiveram a oportunidade de entender e tirar dúvidas sobre o assunto.
Se voce também quiser conhecer a ...
Mais →
0

Juízo arbitral revoga medidas judiciais anteriores

Por Pedro Canário

Depois de instalado o juízo arbitral, o Judiciário deve se afastar do processo e toda medida judicial deve ser imediatamente revogada. As medidas judiciais só tem efeito durante a instrução arbitral se suscitada para fazer valer acordo feito durante arbitragem. O entendimento é do ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, externado durante julgamento de Conflito de Competência entre Judiciário e câmara arbitral. Ele acompanhou o voto da ministra  Nancy Andrighi. ...

Mais →
0
Página 81 de 84 «...5060707980818283...»